• Pedagogia


    Reconhecido pelo MEC

    Portaria N° 666 de 15/03/2006


    Titulação

    Licenciatura em Pedagogia

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia Licenciatura destina-se a formação de professores para exercer funções do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimento pedagógicos.

Missão do Curso

Proporcionar o acesso ao conhecimento de modo crítico, promovendo a educação emancipatória de indivíduos autônomos capazes de conhecer, dirigir, e avaliar suas próprias ações e de intervir eticamente em todas as situações de sua vida. Tendo como resultado do processo de formação, um profissional capaz de prestar serviços as mais diversas populações, inspirados nestes mesmos valor.

Objetivo Geral

Otimizar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e envolvimento do aluno nas questões atinentes à teoria e à prática pedagógica, à docência, habilitando-o para o exercício responsável e ético da profissão de Pedagogo; Possibilitar formação de Pedagogos, através de subsídios teóricometodológicos, mediante a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, articuladas por meio dos estágios, capacitando-o para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a transformação social, incentivando a formação de profissionais éticos e conscientes da importância de sua atuação no âmbito interno e externo das escolas;Promover a formação de Pedagogos com autonomia intelectual para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a ética e a transformação social, melhoria das condições sociais e educacionais no âmbito interno e externo das escolas.

Estrutura Curricular

Sua estrutura curricular apresenta-se em oito períodos letivos, oferecendo ao licenciado em Pedagogia um cabedal de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionado no exercício da profissão fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

A Escola Superior Madre Celeste propõe um desenho curricular que organiza atividades e experiências planejadas e orientadas de modo a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua formação pedagógica, permitindo que possam co-participar da construção de seu percurso de profissionalização na área da Educação, com uma sólida formação humanista, além de estimular práticas de estudos independentes com vistas a uma progressiva autonomia intelectual e profissional.

O Curso foi concebido com uma organização sequenciada que privilegia a formação profissional baseada nos grandes princípios da Pedagogia, com disciplinas que possibilitarão amplo conhecimento do ser humano e, paralelamente, disciplinas que contemplam a prática, o conhecimento das mais diversas manifestações da atividade docente e pedagógica, a partir do princípio da inserção do aluno na essência do curso.  Estão previstas também disciplinas de caráter optativo que serão realizadas por grupos de alunos em função da identidade com as atividades profissionais a serem desenvolvidas. A sequência estabelecida para o desenvolvimento do curso permitirá ao aluno entrar em contato o mais cedo possível com a realidade social da Educação Básica, seguindo um grau de complexidade compatível com o nível de informação e amadurecimento do mesmo, ao longo de toda formação acadêmica.

Além das atividades de ensino, os alunos terão oportunidade de participar de atividade de Extensão, Estágios Curriculares, Programa de Iniciação Científica, Estudos Complementares, Trabalhos independentes e Cursos de Capacitação realizados na área da Educação. O discente será incentivado à participação em eventos científicos, culturais, e motivado à leitura regular de periódicos na área da Educação e afins, de alcance nacional, teses, dissertações e monografias, bem como, a produção sistemática da iniciação a pesquisa científica. Além das práticas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, disciplinas práticas são contempladas e realizadas em diversos cenários/ambientes de aprendizagem a serem criados.