• Letras


    Reconhecido pelo MEC

    Portaria N° 323 de 04/07/2006


    Titulação

    Licenciatura em Letras

Sobre o Curso

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO CURSO DE LETRAS, DEVE FUNDAMENTAR-SE NUMA VISÃO DA LINGUAGEM COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E HISTÓRICA, DE UM SISTEMA LINGUÍSTICO E COMUNICATIVO INSERIDO EM UM DETERMINADO CONTEXTO. DESSA FORMA, RELACIONADOS AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM ESTÃO PRESENTES O HOMEM E SEUS SISTEMAS SIMBÓLICOS E COMUNICATIVOS NO MUNDO SOCIOCULTURAL.

QUANTO À LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA. A HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ENFATIZA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DO ACADÊMICO DE LETRAS E O PREPARA PARA O ESTUDO LINGÜÍSTICO, ANALÍTICO-REFLEXIVO, ESPERANDO O DOMÍNIO DAS QUATRO HABILIDADES COMUNICATIVAS – FALAR/OUVIR E LER/ESCREVER.

QUANTO À LITERATURA. O CONTEÚDO BÁSICO DAS DISCIPLINAS DE LITERATURA PRIVILEGIA AS FORMAS LITERÁRIAS EM CONEXÃO COM O ENTORNO HISTÓRICO-CULTURAL COM O QUAL INTERAGEM A PARTIR DOS CHAMADOS ESTILOS LITERÁRIOS DE ÉPOCA, CONTEXTUALIZADOS HISTÓRICA E FILOSOFICAMENTE, PROPICIANDO, ASSIM, UMA SÓLIDA BASE INTERPRETATIVA E FRUITIVA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É PROMOVER CONHECIMENTOS ACERCA DOS PRINCIPAIS AUTORES, OBRAS E TEMAS EXISTENTES NO UNIVERSO LITERÁRIO, SUSCITAR A REFLEXÃO EM TORNO DA NECESSIDADE DO DOMÍNIO DE TAIS CONHECIMENTOS E DA RELEVÂNCIA DO ENSINO DA LITERATURA E DA LÍNGUA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES, ISTO É, CAPAZES DE CONTEMPLAR ESTETICAMENTE GRANDES OBRAS LITERÁRIAS.

Missão do Curso

O projeto político pedagógico para o curso de letras considera os avanços das ciências, as demandas sociais e os desafios decorrentes dessas transformações e, a partir disso, promove um ensino que potencialize habilidades, saberes e competências em seu campo específico de estudos. Esses estudos da língua e da literatura direcionam-se para o uso e para a reflexão sobre esse mesmo uso, o que, naturalmente, engloba atividades de leitura, de escrita, de produção e de análise de textos/discursos orais/escritos, literários/não-literários, relacionadas ao contexto social e cultural.

Campo de atuação do Graduado em Letras:

A formação teórica do graduado em letras deve contemplar os diversos campos das línguas e das literaturas, tanto vernáculas quanto estrangeiras, dentre

1 - Ensino: no magistério de ensino fundamental e médio; cursos livres; magistério superior; ensino instrumental;

2 - Redação: produção e revisão de textos (jornais, revistas, livros), editoração, secretariado (inclusive bilíngüe);

3 - Tradução e interpretação;

4 - Pesquisa: mestrado, doutorado, nas áreas: teórica, crítica e aplicada (produtora de materiais de apoio para outras áreas).

Objetivo Geral

O objetivo do curso de letras reside no estudo da linguagem e da literatura, para desenvolver a dupla competência do bem expressar-se e do fruir esteticamente os textos literários, pois sem o domínio da língua para interagir como sujeito do conhecimento e da construção dialogada do social e sem o aprimoramento da capacidade de fruir esteticamente os objetos artísticos jamais será possível participar da construção do ideal da cidadania plena.

Corpo Docente

Profº MSc. Jorge Pantoja

Profº Mestrando Miguel Rivera

Profº Esp. Marcelo Franco Borges

Profª Doutoranda Regina Costa

Profª Mestranda Cândida Assumpção Castro

Profª Doutoranda Veridiana Castro

Profª Doutoranda Lídia Alcântara

Profª Esp.Simone Souza

Profº MSc. Ilton Ribeiro dos Santos

Estrutura Curricular

1o Semestre

Leitura e Produção de Texto

Metodologia da produção Cientifica

Tecnologia, Intermídia e Educação

Leitura e Produção textual em Língua Inglesa I

Introdução à Linguística

Literatura, Cultura e Regionalidade


2o Semestre

Libras

Filosofia da Educação

Psicologia da Educação

Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Leitura e Produção textual em Língua Inglesa II

Teoria Literária

 

3o Semestre

Etnicidade e Multiculturalismo

Didática

Sociologia da Educação

Morfossintaxe da Língua Portuguesa I

Morfossintaxe da Língua Inglesa I

Eletiva I

 

4o Semestre

Política Educacional

Multimídia e Intermídia

Literatura de Língua Inglesa (séculos XII-XVIII)

Literatura Portuguesa (séculos XII- XVIII)

Morfossintaxe da Língua Portuguesa II

Morfossintaxe da Língua Inglesa II

 

5o Semestre

Literatura de Língua Inglesa (século XIX)

Literatura Portuguesa (século XIX)

Literatura Brasileira (século XVI-XVIII)

Linguística Textual

Linguística Textual em Língua Inglesa

Metodologia do Ens. de Líng. Portuguesa

Metodologia do Ens. de Língua Inglesa

 

6o Semestre

Literatura de Língua Inglesa (séculos XX-XXI)

Literatura Portuguesa (séculos XX-XXI

Literatura Brasileira (século XIX)

Pragmática da Língua Inglesa

Estágio Curricular Supervisionado I (Português/Inglês)


7o Semestre

Literatura Brasileira (séculos XX-XXI)

Literatura Amazônica

Sociolinguística

Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês

Orientação de TCC

Estágio Curricular Supervisionado II (Português/Inglês/Espan)


8o Semestre

Eletiva II

Orientação de TCC

Recursos Tecnológicos no Ensino de Inglês

EstágioCurricular Supervisionado III (Português/Inglês)

 

CARGA HORÁRIA DO CURSO

Componentes Curriculares

Carga Horária em Hora/aula - 2880

Carga Horária em hora relógio - 2400

Atividades Complementares

Carga Horária em Hora/aula - 200

Estágio Supervisionado

Carga Horária em Hora/aula - 800

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 3880