• Educação Física


    Reconhecido pelo MEC

    Portaria N° 12 de 02/03/2012


    Titulação

    Licenciatura em Educação Física

Sobre o Curso

O QUE É O CURSO

As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) no que se refere à Educação Física como componente curricular da educação básica, assim como o crescimento do interesse da população em geral pela apropriação e prática da cultura das atividades físico-esportivas vêm exigindo da Educação Física uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.
O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está, também, diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física para uma clientela de alunos formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições de educação básica de gestão pública ou privada.
O desafio da ESMAC é implementar um curso na área de Educação Física que proporcione além da aquisição formal de conhecimentos acadêmicos, também se constitua em um instrumento capaz de integrar áreas disciplinares distintas, porém complementares, no terreno da ação social e em consonância com as políticas públicas de educação, cultura, esporte, lazer e saúde.

Objetivo Geral

O objetivo do curso proposto pela Escola Superior Madre Celeste é formar o licenciado em Educação Física com significativa base de formação humanística, sócio-cultural e técnico-pedagógica, capaz de contribuir para a formação de docentes críticos, reflexivos, participativos e solidários.

Atuação Profissional

O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está, também, diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã. O desafio da ESMAC é ministrar um curso na área de Educação Física que proporcione além da aquisição formal de conhecimentos academicamente validados, também se constitua em um instrumento capaz de integrar áreas disciplinares distintas, porém complementares, no terreno da ação social e em consonância com as políticas públicas de educação e saúde.
O projeto proposto para a modalidade licenciatura do curso de Educação Física da ESMAC dá ênfase à formação do Educador para atuar:
• em instituições públicas e privadas de Educação Básica em seus três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
• em educação profissional de jovens e de adultos;
• em institutos de Educação Especial;
• em Órgãos Públicos de Educação em níveis Municipal, Estadual e Federal.

Perfil Profissional

O Curso de Licenciatura em Educação Física da ESMAC está voltado ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir acadêmica e profissionalmente no âmbito específico e histórico-cultural da educação escolar, por meio das diferentes manifestações e expressões das práticas corporais, a partir de conhecimentos técnicos, científicos, humanos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.
Os professores de Educação Física formados pela ESMAC serão qualificados para trabalhar com situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, com autonomia responsável e em condições para contribuir na produção de conhecimentos e na formação cultural da população estudantil. Estes profissionais estarão comprometidos com os processos de desenvolvimento do cidadão brasileiro e da região de Ananindeua em especial. Suas ações pedagógicas estarão especialmente voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. A finalidade educativa é a formação e a emancipação cultural dos alunos, a inclusão social e a educação para a saúde. Todo este processo educativo dar-se-á por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Toda essa atuação somente acontecerá a partir de posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.

Corpo Docente

Estrutura Curricular

DESENHO CURRICULAR CEF/ESMAC IMPLEMENTADO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011

Primeiro Semestre


Componente Curricular

CH 
Total

CH
Teórica

CH
Prática

CH
Semanal

História da Educação Física

80

80

00

04

Técnicas de Estudos Científicos

40

20

20

02

Fundamentos histórico-metodológicos do Jogo

80

40

40

04

Fundamentos histórico-metodológicos do Esporte

80

40

40

04

Anatomia Humana

80

40

40

04

Saúde Coletiva

40

40

00

02

Total de horas/aula semestral

400

260

140

20

Segundo Semestre


Componente Curricular

CH 
Total

CH
Teórica

CH
Prática

CH
Semanal

Fisiologia das Atividades Físico-Esportivas

80

40

40

04

Fundamentos histórico-metodológicos da Ginástica

80

40

40

04

Leitura e Produção Textual

80

40

40

04

Ensino dos Esportes Individuais

80

40

40

04

Sociologia da Educação

80

40

40

04

Total de horas/aula semestral

400

240

160

20

Terceiro Semestre


Componente Curricular

CH 
Total

CH
Teórica

CH
Prática

CH
Semanal

Cinesiologia

40

20

20

02

Bases teórico-metodológicas do condicionamento físico

40

20

20

02

Psicologia da Educação

80

80

00

04

Estatística

40

20

20

02

Ensino dos esportes coletivos I

80

40

40

04

Didática

80

40

40

04

Organização de Eventos Escolares

40

20

20

02

Fundamentos histórico-metodológicos da Capoeira

40

20

20

02

Total de horas/aula semestral

440

260

180

22

Quarto Semestre


Componente Curricular

CH 
Total

CH
Teórica

CH
Prática

CH
Semanal

Filosofia da Educação

80

80

00

04

Ensino da Cultura Corporal Amazônica

80

40

40

02

Metodologia da Produção Científica

80

40

40

04

Metodologia do Ensino da Educação Física

80

40

40

04

Ensino da Ginástica

40

20

20

02

Ensino dos Esportes Coletivos II

80

40

40

04

Total de horas/aula semestral

440

260

180

20

Quinto Semestre


Componente Curricular

CH 
Total

CH
Teórica

CH
Prática

CH
Semanal

Políticas Educacionais

80

80

00

04

Educação Física e Mundo do Trabalho

40

40

00

02

Cineantropometria

40

20

20

02

Fundamentos histórico-metodológicos da dança

80

40

40

04

Projeto de TCC

40

20

20

02

Atividade Física e Promoção da Saúde

40

20

20

02

Estágio Supervisionado I

160

80

80

08

Conhecimento e Organização Curricular em Educação Física

40

40

00

02

Total de horas/aula semestral

520

340

180

26

Sexto Semestre


Componente Curricular

CH 
Total

CH
Teórica

CH
Prática

CH
Semanal

Seminário de Pesquisa

40

40

00

02

Ensino dos Esportes Alternativos

80

40

40

04

Esportes Aquáticos

80

40

40

04

Tecnologia, Intermídia e Educação

80

40

40

04

Legislação da Educação Física Escolar

40

40

00

02

Estágio Supervisionado II

160

80

80

08

Optativa I

40

00

40

02

Total de horas/aula semestral

520

280

240

26

Sétimo Semestre


Componente Curricular

CH 
Total

CH
Teórica

CH
Prática

CH
Semanal

TCC

40

20

20

02

LIBRAS

80

40

40

04

Educação Física para pessoas com deficiência

80

40

40

04

Fundamentos histórico-metodológicos das lutas

40

20

20

02

Educação Física e Atendimento de Emergência

40

20

20

02

Optativa II

40

20

20

02

Estágio Supervisionado III

160

80

80

08

Total de horas/aula semestral

480

240

240

24

Elenco de Disciplinas – Núcleo Optativo


Componente Curricular

CH Total

CH Semanal

Educação Física para terceira idade

40

02

Ensino da musculação

40

02

Vivências corporais

40

02

Nutrição e atividade física

40

02

Futebol de Campo

40

02

Ed. Física na Educação Infantil

40

02


Perfil do Curso

RECONHECIDO PORTARIA MEC Nº. 12, DE 06 DE MARÇO DE 2012
INTEGRALIZAÇÃO: MÍNIMA EM 7 SEMESTRES - MÁXIMA EM 11 SEMESTRES.
REGIME ACADEMICO DE OFERTAS: 2 ENTRADAS SEMESTRAIS DE 100 VAGAS
REGIME DE MATRICULA: SERIADO /SEMESTRAL
TOTAL DE VAGAS: 200 VAGAS ANUAIS
CARGA HORARIATOTAL DO CURSO: 4.400H/A
DURAÇÃO DO CURSO: 3 ANOS E MEIO
TURNOS DE FUNCIONAMENTO: VESPERTINO E NOTURNO
DIMENSÃO DAS TURMAS: 50 ALUNOS POR TURMAS