• BIOMEDICINA


    Reconhecido pelo MEC

    Port. Nº 268 de 27/03/2015


    Titulação

    Bacharel em Biomedicina

Sobre o Curso

Curso de Biomedicina

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite o egresso para o exercício de suas atividades profissionais em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Pretende-se, no curso de Biomedicina, possibilitar a boa formação e capacitação de estudantes que, ao concluírem o curso estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, prestando importantes serviços à comunidade, não só dominando o conhecimento, mas como um profissional participativo nas decisões e no encaminhamento das soluções para os problemas referentes a sua área de atuação.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC:

·      Assegurar a articulação entre o ensino, investigação científica e extensão, garantindo uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que leve à construção do perfil almejado;

·      Desenvolver os conteúdos, as competências e habilidades fundamentais à formação profissional;

·      Formar o Biomédico com conhecimento profundo da relação estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos da terapêutica, dos métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e daqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados;

·      Formar um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico, atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população;

·      Formar o Biomédico apto a:

ü  Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação;

ü  Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial;

ü  Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;

ü  Racionar dinâmica e rapidamente, de forma precisa na solução de problemas em sua área de atuação profissional;

ü  Conduzir todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.

·      Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre os conteúdos curriculares;

·      Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;

·      Estimular as dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;

·      Valorizar as dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e a prática profissional;

·      Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as Atividades Complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;

·      Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.

Perfil Profissional

O Biomédico formado pela ESMAC terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O profissional Biomédico deverá conhecer profundamente a relação estrutura-função do organismo humano, os mecanismos causais das doenças, os princípios básicos da terapêutica, os métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e aqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados.

Deve ser um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico; atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.

O Biomédico deve estar apto a:

·      Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação profissional;

·      Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial;

·      Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;

·      Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;

·      Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;

·      Aprofundar a sua formação básica por meio de pós-graduação específica; exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo;

·      Conduzir todas as suas atividades profissionais de acordo com o mais alto rigor científico, ético e moral.

Competências e Habilidades Específicas

A formação do Biomédico a ser oferecida pelo Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 02/2003, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, terá por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

·      Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

·      Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

·      Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

·      Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

·      Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

·      Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

·      Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;

·      Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

·      Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos, microbiológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;

·      Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;

·      Atuar na investigação científica e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;

·      Realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;

·      Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

·      Exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;

·      Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;

·      Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;

·      Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;

·      Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;

·      Realizar análises para aferição da qualidade de alimentos;

·      Assumir a responsabilidade técnica para as empresas que comercializam produtos, excluídos os farmacêuticos, para laboratórios de análises clínicas e bioderivados;

·      Atuar em análise por imagem – ultrassonografia, ressonância nuclear magnética, dentre outros – excluída a emissão do laudo, e em radiologia, excluída a interpretação;

·      Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;

·      Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;

·      Exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.

A formação do Biomédico, proposta pela ESMAC, atende ao sistema de saúde vigente no País, à atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e ao trabalho em equipe no sistema SUS.

Competências e Habilidades

A formação do Biomédico a ser oferecida pelo Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 02/2003, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, terá por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

·      Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

·      Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

·      Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

·      Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

·      Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

·      Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.