• Administração


    Reconhecido pelo MEC

    Portaria N° 778 de 10/06/2009


    Titulação

    Bacharel em Administração

Sobre o Curso

O Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste constitui lugar dedicado a promover o avanço do ser, do saber ser e do saber fazer. Objetiva a formação de profissionais capazes de gerenciar as transformações que mudem a fisionomia dos negócios, acelerem a produtividade, promovam o desenvolvimento globalizado, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da sociedade de forma geral da região amazônica e em especial do Município de Ananindeua na qual se encontra inserida a Escola Superior Madre Celeste.

Essa concepção implica e impõe uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão nos mais variados campos, formando cidadãos aptos a exercerem suas atividades, formando um administrador crítico, articulador e que atue no campo profissional com segurança e competência.

A formação profissional à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a necessidade crescente de oferecer ao aluno, formação inicial e continuada de modo a dotá-lo de condições adequadas para a atuação no mercado de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pelo MEC, com as exigências atuais do mercado de trabalho, como também, contribuir para o avanço científico e tecnológico da sociedade.

Estas exigências implicam competências, habilidades, saberes e conhecimentos específicos, cuja aquisição deve ser o objetivo central da formação inicial e continuada dos profissionais.

Deste modo, a formação de profissional capaz de exercer plenamente e com competência as atribuições que lhe foram legalmente conferidas, exige a renovação do processo de preparação de profissionais, superando as deficiências e a desarticulação que têm sido reiteradamente apontadas em cursos oferecidos.

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste:

  • a) Propiciar a formação cultural e profissional do discente, favorecendo a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
  • b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da Administração na sociedade;
  • c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se inserem as organizações brasileiras;
  • d) Preparar profissionais para a administração de organizações à luz da prática empreendedora;
  • e) Suscitar interesses e difundir métodos para o estudo e investigação de melhoria de práticas organizacionais;
  • f) Capacitar gestores para a compreensão das múltiplas funções das organizações;
  • g) Discutir a relação entre o mundo empresarial e as funções sociais do trabalho como prática necessária para o auto-desenvolvimento e da cidadania;
  • h) Formar profissionais da Administração que possam atuar para o crescimento dos diversos setores, sejam públicos privados ou do terceiro setor, contribuindo assim a a diminuição da desigualdade sócio- econômica e cultural do Município, Estado e País;
  • i) Propiciar um ambiente adequado e permanente para a troca de experiência e desenvolvimento de propostas inovadoras;
  • j) Preparar gestores analíticos, da realidade, para criar, liderar, tomar decisão, negociar, criticar, pesquisar e promover mudanças necessárias para o sucesso das organizações;
  • k) Superar a dicotomia Teoria X Prática, estimulando os discentes a aplicar seus conhecimentos nas organizações e oferecendo atividades de estágios supervisionados, projetos experimentais como forma de solidificar esta integração;
  • l) Proporcionar uma formação humanista, buscando o resgate da ética nas relações pessoais e profissionais enfatizando o respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente, valorizando a qualidade de vida no trabalho e da comunidade.

Perfil Profissional

O profissional egresso do Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste deverá apresentar as seguintes competências ao final de sua formação, a saber: cognitivas, analítica, comportamental, e de ação.

Desenvolver a habilidade cognitiva significa ser informado e aprender sobre administração a partir do acúmulo de estoque de conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais.

Desenvolver habilidades analíticas é aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para reordená-los na busca de novas soluções. Aprender a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas.

Desenvolver habilidades comportamentais significa adquirir novas maneiras de inserção humanas, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Desenvolver novas formas de comunicação, de interagir em pequenos e grandes grupos, de exercer ou lidar com o poder e a autoridade

Desenvolver habilidade de ação denota a capacidade de interferir intencionalmente na realidade, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto em que se atua, além do comprometimento com a missão sócio- econômica da empresa em que se atua.

Ter domínio cognitivo, analítico ou conhecer alternativas de comportamento só fazem sentido na gestão se esse domínio conduzir a uma ação mais eficaz. No entanto, a habilidade de ação é aqui caracterizada como uma categoria à parte, não só para enfatizar sua importância na Administração, mas sobretudo, para lembrar que o novo conhecimento ou atitude não leva necessariamente à ação.

Acumular conhecimento e ideias sobre a melhor forma de administrar pode ser importante, mas por si só não conduz à ação esperada ou desejada.

A Escola Superior Madre Celeste, ciente desta realidade e comprometida com os princípios que regem a ética contemporânea, tem como meta fundamental formar profissionais da Administração, gestores com conhecimentos, habilidades e atitudes que por serem cientes de seus valores serão capazes de criar, manter e inovar organizações num clima de mais segurança e crença no êxito futuro.

Corpo Docente

Estrutura Curricular

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular proposta pela IES para o Curso Administração observa estas exigências e foi idealizada de forma a atender às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais e/ou à legislação vigente no que tange à flexibilidade, à interdisciplinaridade e à articulação teórico-prática, bem como à nomenclatura do Curso, aos conteúdos obrigatórios, à carga horária total, à distribuição da carga horária entre os núcleos de formação geral/básica e profissional, às atividades complementares e às atividades desenvolvidas no campo profissional.

ESTRUTURA CURRICULAR

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.


Em consonância com as diretrizes curriculares e considerando os compromissos, objetivos e competências do profissional, trabalhou-se na construção de um quadro de referência para a área centrada em uma ciência humanizadora, que entende e traduz as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades.
O coordenador do Curso desempenhará um papel integrador e organizador na implantação da matriz curricular, planejada conjuntamente com o corpo docente, buscando favorecer a correlação dos conteúdos. No dimensionamento da carga horária de cada componente curricular buscou-se a adequação ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos.

CONTEÚDOS E INTERDISCIPLINARIDADE CURRICULARES

O projeto pedagógico do curso busca a formação integral e pertinente por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste estrutura-se no sentido de substanciar a formação de profissionais competentes e criativos, conscientes do seu papel social na promoção dos indivíduos, e das organizações através de praticas inovadoras, de modo a desenvolver, não só conteúdos, mas competências, habilidades, atitudes e hábitos que lhes proporcionem o desenvolvimento integral e uma formação ampla, capacitando-os a atuarem em atividades pertinentes à Administração. Dessa forma, a organização curricular possibilitará o estudo e a realização das diferentes formas e modalidades do exercício da profissão, da supervisão, da gestão de empreendimentos, nas perspectivas da criação, manutenção, renovação e inovação de empresas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades do administrador.


O Currículo contempla atividades complementares como instrumento da interdisciplinaridade e como ambiente propício ao desenvolvimento de novos campos ou Temas Emergentes, da área da Administração.


Entre as disciplinas instrumentais incluem-se as de Comunicação e Expressão Empresarial; Gestão de Informática e Negócios na Internet; Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos; Filosofia e Ética Organizacional; Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico; Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária; Matemática Financeira; Economia; Estatística Aplicada; Psicologia e Sociologia Organizacional, consideradas fundamentais para os profissionais do terceiro milênio.


Na formação profissional, foram incluídas disciplinas voltadas para a gestão e para a formação do empreendedor tais como: Gestão de Processos e Modelagem Organizacional; Marketing de Negócios e Serviços; Contabilidade e Análise de Custos; Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento e de Competências; Análise de Demonstrações Financeiras, Fundamentos do Empreendedorismo, Gestão de Negócios Amazônicos – Políticas e Desenvolvimento Regional, Gestão de Organizações Públicas e Sociais, Jogos de Empresas, Planejamento Tributário; Planejamento Estratégico e Elaboração de Projetos Empresariais.


A fim de contemplar de forma holística a formação profissional, foram incluídas as disciplinas Administração e meio Ambiente, bem como a disciplina Temas Emergentes em Administração, que por sua vez contemplará as demandas da atualidade em seu plano de ensino, como as Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos.


Na parte relativa à aplicação prática dos conhecimentos desenvolvidos, o discente deverá, ao lado do estágio supervisionado ou do projeto experimental, ambos desenvolvidos na Empresa Júnior, elaborar e defender um trabalho de conclusão de curso no qual deverá demonstrar a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos no decorrer do curso.

MATRIZ CURRICULAR

1º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Comunicação e Expressão Empresarial

80

60

20

Contabilidade Geral

80

40

40

Metodologia da Pesq. e do Trab. Cient

80

60

20

Teoria Geral da Administração 1

80

80

-

Matemática Financeira 1

80

60

20

Total

400

300

100

2º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Matemática Financeira 2

80

60

20

Economia

80

80

-

Introdução ao Direito

80

80

-

Teoria Geral da Administração 2

80

80

-

Sociologia

80

80

-

Total

400

380

20

3º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Filosofia e Ética Organizacional

80

80

-

Psicologia Organizacional

80

80

-

Administração da Produção 1

80

60

20

Estatística

80

40

40

Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos

80

80

-

Total

400

340

60

4º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Gestão Com Pessoas

80

80

-

Marketing de Negócios

80

60

20

Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária

80

80

-

Análises das Demonstrações Financeiras

80

60

20

Administração da Produção 2

80

60

20

Total

400

340

60

5º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Gestão de Processos e Modelagem Organizacional

80

80

-

Economia Estratégica e Competitividade

80

60

20

Logística 1

80

80

-

Gestão do Conhecimento e de Competências

80

80

-

Administração Financeira e Orçamentária

80

60

20

Total

400

360

40

6º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Marketing de Serviços

80

80

-

Fundamentos do Empreendedorismo

80

80

-

Gestão de Negócios Amazônicos - Politicas de Desenv. Regional

80

60

20

Gestão de Sistemas de Informação e Negócios na Internet

80

80

-

Gestão de Custos e Formação de Preços

40

20

20

Logística 2

40

40

-

Total

400

360

40

7º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Elaboração de Projetos Empresariais

80

60

20

Planejamento Estratégico

80

60

20

Trabalho de Conclusão de Curso 1

40

20

20

Disciplina Optativa 1

40

40

-

Gestão de Organizações Públicas e Sociais

80

80

-

Temas Emergentes em Administração

40

40

-

Estágio Curricular Supervisionado em Administração I

150

40

110

Total

510

340

170

8º Semestre

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Trabalho de Conclusão de Curso 2

40

20

20

Planejamento Tributário

40

40

-

Jogos de Empresas

80

40

40

Comércio Internacional

80

80

-

Disciplina Optativa 2

40

40

-

Administração e Meio Ambiente

40

40

-

Estágio Curricular Supervisionado em Administração I

150

40

110

Total

470

300

170

Carga Horária Geral em Hora Aula

Dimensões do Currículo

Carga Horária em Hora Aula

Conteúdos Curric. De Natureza Cient.Cultural

3080

Conteúdos Optativos (já incluso nos conteúdos curriculares)

Estágio Supervisionado

300

Atividades Acad.Cient.Cultural - Atv. Complem.(+ 60h)

220

Total

3600

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

Os discentes terão a possibilidade de optar por temáticas que possam enriquecer a sua formação e atender as necessidades do mercado de trabalho no seu período histórico. Neste sentido, está apresentada, no quadro a seguir a relação dos componentes curriculares – temas – que os acadêmicos poderão selecionar como optativos.

Disciplinas Optativas

Componentes Curriculares

Carga Horária

Total

Teórica

Prática

Inglês Instrumental I

40

40

-

Inglês Instrumental II

40

40

-

Espanhol I

40

40

-

Espanhol II

40

40

-

Marketing Cultural

40

40

-

Inteligência Competitiva

40

40

-

Relações Sindicais e de Trabalho

40

40

-

Qualidade na Gestão Empresarial

40

40

-

Gestão de Cooperativas de Negócios

40

40

-