PEDAGOGIA

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 666 de 15/03/2006

TITULAÇÃO

Licenciatura em Pedagogia

Mensalidade: 1.075,00

Desconto de 50% para pagamento até o dia 5 : 537,98

SOBRE O CURSO

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se a formação de professores para exercer funções do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Sua estrutura apresenta-se em oito períodos letivos, oferecendo ao licenciado em Pedagogia um cabedal de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

MATRIZ CURRICULAR

Sua estrutura curricular apresenta-se em oito períodos letivos, oferecendo ao licenciado em Pedagogia um cabedal de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionado no exercício da profissão fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

 

A Escola Superior Madre Celeste propõe um desenho curricular que organiza atividades e experiências planejadas e orientadas de modo a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua formação pedagógica, permitindo que possam co-participar da construção de seu percurso de profissionalização na área da Educação, com uma sólida formação humanista, além de estimular práticas de estudos independentes com vistas a uma progressiva autonomia intelectual e profissional.

1º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Créditos
Leitura e Produção de texto 80 80  04
Metodologia da Produção Científica 80 80  04
Tecnologia e Novas Mídias 80 80  04
História da Educação brasileira 80 80  04
Organização dos Sistemas Educacionais 80 80  04
CARGA HORÁRIA TOTAL 400 400 20
2º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Créditos
Libras 80 40 40  04
Filosofia e Ética da Educação 80 80  04
Psicologia da Educação 80 80  04
Estatística Aplicada à Educação 80 40 40  04
Fundamentos e Práticas da Educação Infantil 80 40 40  04
Formas e Expressões e Comunicações Artísticas 80 20 60 04
CARGA HORÁRIA TOTAL 480 300 180 24
3º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Créditos
Etnicidade e Multiculturalismo 80 80  04
Didática 80 80  04
Fundamentos Sociológicos e Antropológicos 80 80  04
Currículos e Planejamento 80 40 40  04
Metodologia do ensino de Português 80 40 40  04
Estágio na Educação infantil 100 20 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 500 340 160 20
4º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Créditos
Política Educacional 80 80  04
Multimídia para Educação 80 40 40  04
Metodologia do Ensino da Matemática 80 40 40  04
Metodologia da Alfabetização e letramento 80 60 20  04
Educação Inclusiva: Teorias e Práticas 80 60 20  04
Estágio no Ensino Fundamental 100 20 100
CARGA HORÁRIA TOTAL 500 300 160 29
5º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Créditos
Metodologia do Ensino de História 80 40 40  04
Fundamentos da Psicopedagogia 80 40 40  04
P.P.P.1: Formação Docente 80 40 40  04
Metodologia do Ensino de Geografia 80 40 40  04
Estágio em Educação Especial 100 20 80
Projeto Integrador: Pedagogia em Ambiente não Escolar 60 20 40 04
CARGA HORÁRIA TOTAL 480 220 280 29
6º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Créditos
Fundamentos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos 80 60 20  04
Metodologia do Ensino das Ciências Naturais 80 40 40  04
Literatura e Ludicidade 60 60  03
Arte na Educação: Práticas Contemporâneas 60 60  03
Fundamentos e Práticas da História dos Povos Indígenas e Afro 80 40 40 04
Pesquisa e Prática Pedagógica II – Educação de Jovens e Adultos 80 40 40 04
Projeto Integrador: Intervenções na  Educação Especial (Simpósio) 60 60 20 03
CARGA HORÁRIA TOTAL 500 360 160 25
7º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Semanal
Seminário de Pesquisa: Construção do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso –TCC 80 20 60  04
Fundamentos e Práticas na Gestão Educacional 80 40 40  04
Educação Meio Ambiente e sustentabilidade 80 40 40  04
Organização do trabalho Pedagógico 80 40 40  04
OPITATIVA I 60 60 03
Estágio em Ambiente Não Escolar 100 20 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 480 220 260 19
8º Semestre
Disciplinas Total Teórica Prática Semanal
Fundamentos e Práticas na Educação a distância 60 40 20  03
OPTATIVA II 60 60  03
Trabalho de Conclusão de Curso 100 60 40  05
Avaliação Institucional e da Aprendizagem 80 60  04
Seminários temáticos (Qualificação T.C.C.) 80 20 60 04
CARGA HORÁRIA TOTAL 380 260 120 19
Carga Horária Total
Disciplinas Hora/Aula Hora/Relógio
Componentes Curriculares 3680 3060
Atividades Complementares 240 200
Estágio Supervisionado 400 400
CARGA HORÁRIA TOTAL 3660

OBJETIVOS DO CURSO

Otimizar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e envolvimento do aluno nas questões atinentes à teoria e à prática pedagógica, à docência, habilitando-o para o exercício responsável e ético da profissão de Pedagogo;
Possibilitar formação de Pedagogos, através de subsídios teórico-metodológicos, mediante a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, articuladas por meio dos estágios, capacitando-o para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a transformação social, incentivando a formação de profissionais éticos e conscientes da importância de sua atuação no âmbito interno e externo das escolas;
Formar Pedagogos com autonomia intelectual para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a ética e a transformação social, melhoria das condições sociais e educacionais no âmbito interno e externo das escolas.

MISSÃO DO CURSO
Proporcionar o acesso ao conhecimento de modo crítico, promovendo a educação emancipatória de indivíduos autônomos capazes de conhecer, dirigir e avaliar suas próprias ações e de intervir eticamente em todas as situações de sua vida. Tendo como resultado do processo de formação, um profissional capaz de prestar serviços as mais diversas populações, inspirados nestes mesmos valores.
ESPECÍFICOS
    a) Favorecer a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
    b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da educação na sociedade;
    c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se insere o complexo educacional;
    d) Capacitar o aluno para a compreensão do fenômeno educativo em suas múltiplas relações com a totalidade social;
    e) Discutir a relação entre o mundo do trabalho e da educação, numa perspectiva histórica, explicitando a especificidade e a natureza do trabalho pedagógico;
    f) Promover a organização do trabalho pedagógico em seus aspectos administrativos e didático-pedagógicos, possibilitando para uma intervenção profissional crítica e consciente.
    g) Oferecer condições didático-pedagógicas para compreensão, por parte dos estudantes do Curso, da importância da visão e implementação dos princípios básicos da gestão e da supervisão escolar
    h) Criar condições para adoção de renovação de atitudes e de autocrítica permanente, de modo que a formação proposta seja uma constante na vida profissional e no ambiente das organizações.
    i) Disseminar a importância da pesquisa como atividade fundamental no mundo do conhecimento.

PERFIL PROFISSIONAL

Compreendendo a interface de saberes a Escola Superior Madre Celeste – ESMAC oferece o curso de Pedagogia com a formação de Licenciado. O profissional formado pelo curso, em seu campo de atuação, será delimitado pela sua capacidade de atuar em todos os segmentos da sociedade, exercendo atividades pertinentes ao exercício da docência, formação inicial, na Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Harley Farias Dolzane
    Harley Farias Dolzane Doutora em Letras
  • Ronaldo
    Ronaldo Especialista em Letras e Artes
  • Maria
    Maria Bacharel em Ciência da Computação
  • Nilton
    Nilton Doutor em Engenharia Civil

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar