NUTRIÇÃO

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 268 de 27/03/2015

TITULAÇÃO

Bacharel em Nutrição

Mensalidade: 1.188,00

Desconto de 10% para pagamento até o dia 5 : 1.069,20

SOBRE O CURSO

O Nutricionista investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde. Ele planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, SPAS ou abrigos infantis e de idosos, entre outros grupos. Define cardápios, sugerindo pratos variados e equilibrados, que supram as necessidades nutricionais dos clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos e pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, o nutricionista seleciona os fornecedores, controla as matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos, atentando para a higiene nos processos de estocagem e cocção e para o estado de conservação dos ingredientes.

MATRIZ CURRICULAR

1º Semestre
Disciplinas Teórica Prática Semestral
Biossegurança e Instrumentação Básica de Laboratório 01 01 40
Bioquímica Básica 02 02 80
Bases Anatômicas de Órgãos e Sistemas 02 02 80
Bases Celulares dos Tecidos 02 02 80
Epidemiologia 02 40
Políticas de Saúde, Sistema Único de Saúde e Direitos Humanos 02 40
Metodologia do Estudo e da Pesquisa Científica 02 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 13 07 400
2º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Bioquímica Metabólica 02 02 80
Genética Humana 02 40
Bioestatística 02 40
Parasitologia 02 02 80
Imunologia Básica 02 40
Educação Ambiental e Sustentabilidade 02 40
Bromatologia 02 02 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 14 06 400
3º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Ética e Orientação Profissional em serviços de saúde 02 40
Farmacologia 02 02 80
Gestão em Serviços de Saúde 02 02 80
Toxicologia e Análises Toxicológicas 02 02 80
Sócio-Antropologia da Saúde e Questões Étnico-Raciais 02 40
Biotecnologia 02 40
Bioinformática e Saúde 02 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 12 08 400
4º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Introdução à Nutrição 02 40
Antropologia da Alimentação 02 40
Psicologia Aplicada à Nutrição 02 40
Fisiologia Humana 02 02 80
Microbiologia de Alimentos 02 02 80
Vigilância Sanitária e Higiene dos Alimentos 02 02 80
Sociologia e Nutrição 02 40
Cultura Afro-Brasileira e Nutrição 02 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 16 06 440
5º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Fisiopatologia da Nutrição 02 02 80
Tecnologia dos Alimentos 02 02 80
Técnica Dietética I 02 02 80
Nutrição e Saúde Coletiva 02 02 80
Avaliação Nutricional 02 02 80
Dietoterapia I 02 02 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 12 06 480
6º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Técnica Dietética II 02 02 80
Nutrição Materna e da Mulher 02 02 80
Projeto Interdisciplinar Nutrição em Saúde Coletiva 02 03 80
Dietoterapia II 02 02 80
Nutrição da Criança e do Adolescente 02 02 80
Nutrição do Adulto e do Idoso 02 02 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 12 12 480
7º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Administração e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 02 02 80
Nutrição em Atividades Físicas e Desportivas 01 01 40
Educação Nutricional 02 02 80
Optativa I 01 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 08 01 40
Estágio Supervisionado II – Nutrição Social 140
Estágio Supervisionado III – Nutrição Clínica 270
CARGA HORÁRIA TOTAL 08 06 280
8º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Marketing em Alimentação e Nutrição 02 01 60
Terapias Alternativas e Complementares em Nutrição 02 01 60
Optativa II 02 40
Trabalho de Conclusão de Curso II 02 40
Estágio Supervisionado IV – Unidades de Alimentação e Nutrição 200
CARGA HORÁRIA TOTAL 06 04 260

OBJETIVOS DO CURSO

A formação do biomédico deve manter o equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

GERAL
O Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite o egresso para o exercício de suas atividades profissionais em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Pretende-se, no curso de Biomedicina, possibilitar a boa formação e capacitação de estudantes que, ao concluírem o curso estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, prestando importantes serviços à comunidade, não só dominando o conhecimento, mas como um profissional participativo nas decisões e no encaminhamento das soluções para os problemas referentes a sua área de atuação.

ESPECÍFICOS
    a) Assegurar a articulação entre o ensino, investigação científica e extensão, garantindo uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que leve à construção do perfil almejado;
    b) Desenvolver os conteúdos, as competências e habilidades fundamentais à formação profissional;
    c) Formar o Biomédico com conhecimento profundo da relação estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos da terapêutica, dos métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e daqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados;
    d) Formar um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico, atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população;
    e) Formar o Biomédico apto a:
  • Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação;
  • Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial;
  • Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
  • Racionar dinâmica e rapidamente, de forma precisa na solução de problemas em sua área de atuação profissional;
  • Conduzir todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
  • Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre os conteúdos curriculares;
  • Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
  • Estimular as dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
  • Valorizar as dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e a prática profissional;
  • Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as Atividades Complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
  • Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.

PERFIL PROFISSIONAL

O Biomédico formado pela ESMAC terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

 

O profissional Biomédico deverá conhecer profundamente a relação estrutura-função do organismo humano, os mecanismos causais das doenças, os princípios básicos da terapêutica, os métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e aqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados e deve estar apto a:

Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação profissional.

Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial.

Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas.

Conduzir todas as suas atividades profissionais de acordo com o mais alto rigor científico, ético e moral.

Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Harley Farias Dolzane
    Harley Farias Dolzane Doutora em Letras
  • Ronaldo
    Ronaldo Especialista em Letras e Artes
  • Maria
    Maria Bacharel em Ciência da Computação
  • Nilton
    Nilton Doutor em Engenharia Civil

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar