MATEMÁTICA

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 490 de 08/07/2008

TITULAÇÃO

Licenciatura em Matemática

Mensalidade: 1.075,00

Desconto de 50% para pagamento até o dia 5 : 537,98

SOBRE O CURSO

O Curso de Licenciatura em Matemática da Escola Superior Madre Celeste constitui lugar dedicado a promover o avanço do ser, do saber ser e do saber fazer. Objetiva a formação de educadores capazes de contribuir efetivamente para o ensino da Matemática de forma critica e responsável, permitindo uma educação participativa, inclusiva e cidadão promovendoo desenvolvimento social, econômico e ambiental, contribuindo com a região amazônica e em especial do Município de Ananindeua na qual se encontra inserida a Escola Superior Madre Celeste.

Essa concepção implica e impõe uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão nos mais variados campos, formando cidadãos aptos a exercerem suas atividades, formando um educador crítico, articulador e que atue no campo profissional com segurança e competência.

MATRIZ CURRICULAR

A formação do licenciado em matemática deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

1º Semestre
Disciplinas CH
Leitura e Produção Textual 80
Tecnologia, Intermídia e Educação 80
Metodologia da Produção Científica 80
Trigonometria e Complexos 80
Lógica Matemática e Conjuntos 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
2º Semestre
Disciplinas CH
Filosofia e Ética 80
Geometria Analítica e Vetores 80
Introdução ao Cálculo 80
Libras 80
Psicologia da Educação 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
3º Semestre
Disciplinas CH
Álgebra Linear 80
Análise Combinatória e Progressões 40
Cálculo Diferencial e Integral 80
Didática 80
Etnicidade e Multiculturalismo 40
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
4º Semestre
Disciplinas CH
Cálculo no Plano 80
Educação Matemática 80
Multimídia e Intermídia 80
Noções de Teoria dos Números e Álgebra 80
Política Educacional 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
5º Semestre
Disciplinas CH
Eletiva 7080
Estágio Supervisionado 1 80
Física Elementar 1 80
Geometria Plana e Espacial 80
Metodologia do Ensino de Matemática 80
Probabilidade e Estatística 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 510
6º Semestre
Disciplinas CH
Estágio Supervisionado 2 150
Física Elementar 2 80
Matemática Financeira 80
Tópicos em Equações Diferenciais 80
Tópicos em História da Matemática 80
Trabalho de Conclusão de Curso 1 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 510
7º Semestre
Disciplinas CH
Atividades Pedagógicas no Laboratório Multiuso 80
Estágio Supervisionado 3 180
Matemática Computacional 40
Metodologia do Ensino da Matemática em Educação Especial 80
Noções de Análise Real 80
Tópicos em Matemática Aplicada 40
Trabalho de Conclusão de Curso 2 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 540
Carga Horária Total
Disciplinas TOTAL
Carga horária total das Disciplinas 2680
Carga horária total do Estágio Supervisionado 480
Carga horária total das Atividades Complementares 240
Carga horária total do curso 3400

OBJETIVOS DO CURSO

A formação do licenciado em matemática deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

GERAL
O Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar professores como sujeitos de transformação, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes nas escolas e que atuem amplamente na educação formal, informal e especial.Responsável pelos destinos de uma sociedade justa, democrática e sustentável.

Pretende-se, no curso de Biomedicina, possibilitar a boa formação e capacitação de estudantes que, ao concluírem o curso estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, prestando importantes serviços à comunidade, não só dominando o conhecimento, mas como um profissional participativo nas decisões e no encaminhamento das soluções para os problemas referentes a sua área de atuação.

ESPECÍFICOS
  1. Promover o alcance dos parâmetros curriculares nacionais;
  2. Complementar o ensino da matemática com conteúdos didáticos – pedagógicos que somados aos conteúdos de outras disciplinas possibilitem o pleno exercício de uma educação matemática aplicada e contextualizada;
  3. Conscientizar o valor da atualização permanente e significativa dos seus conhecimentos;
  4. Vivenciar uma educação dinâmica e continuada.

PERFIL PROFISSIONAL

O curso de licenciatura em matemática prepara profissionais para o exercício do magistério nos ensino fundamental e médio, numa perspectiva inovadora e critica, contribuindo para a expansão dos conhecimentos matemáticos e preparando-os para enfrentar os desafios de uma sociedade tecnológica em constante mudança e as exigências tão presentes no mundo do trabalho. Este profissional deve concluir o seu curso com as habilidades:

Conhecer a matemática como ciência própria, levando-se em conta os seus processos históricos e de criação, seus aspectos culturais, além de suas aplicações em áreas cientificas, tecnológicas e humanísticas.

Vivenciar os conteúdos, habilidades e competências adquiridas no curso voltadas para o exercício pleno da cidadania.

Apresentar maturidade para a correta utilização dos vários tipos de raciocínios que caracterizam a matemática, dentre eles os raciocínios lógico-algébrico, combinatório, geométrico, alogarítmico e computacional, necessários para a criação de novos conhecimentos e novas metodologias relacionadas com o processo ensino-aprendizagem da matemática.

Conhecer os pressupostos da filosofia, psicologia, sociologia, didática e educação inclusiva, permitindo assim, uma formação humanística.

Avaliar os resultados das ações pedagógicas, teóricas e práticas de forma continuada e qualitativa.

Incorporar o uso de novas metodologias, demandas sócio-culturais, incluindo, neste processo, a educação inclusiva e especial.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Sônia Garcia
    Sônia Garcia Especialista em Comunicação Mestranda em Letras
  • Aldecy Moraes
    Aldecy Moraes Mestre em Administração
  • Zultoney Velasco
    Zultoney Velasco Mestre em Administração e Doutorando em Adminsitração
  • Renata Novaes
    Renata Novaes Mestre em Planejamento
  • Elaine Gaspar
    Elaine Gaspar Mestre em Matemática
  • Mário Pinheiro
    Mário Pinheiro Mestre em Desenvolvimento Regional
  • Marcela Pianchão
    Marcela Pianchão Mestre em Gestão
  • Gilvandro Souza
    Gilvandro Souza Mestre em Psicologia
  • Edney Monteiro
    Edney Monteiro Mestre em Economia
  • Claudia Galvão
    Claudia Galvão Mestre em Matemática

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar