LETRAS

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 323 de 04/07/2003

TITULAÇÃO

Bacharel em Letras

Mensalidade: 1.075,00

Desconto de 50% para pagamento até o dia 5 : 537,98

SOBRE O CURSO

O Curso de Graduação em Letras, Habilitação Português e Espanhol, licenciatura, é oferecido o ensino superior em Ananindeua, na ESMAC sendo este presencial.

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras, da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) está sedimentado em parâmetros definidos pelo Ministério de Educação (MEC), os quais norteiam as diretrizes estabelecidas no Regimento Geral da Instituição. Fundamentado na Política de Ensino Institucional e em consonância com a Missão Educacional da ESMAC, o Projeto Pedagógico do Curso de Letras dimensiona o fazer acadêmico centrado, em primeira instância, no contexto regional amazônico, sem perder de vista, todavia, o caráter universal da formação do graduando.

Nessa perspectiva, pautado na relação intrínseca entre academia e comunidade, o fazer pedagógico previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Letras da ESMAC visa a contribuir diretamente para a formação de profissionais capacitados a interagir, por meio do exercício de suas funções, no contexto educacional, social e político em que estiverem inseridos, concorrendo para que a aprendizagem assuma a sua condição de processo contínuo de formação intelectual e humana, responsável pela transformação da realidade social do educador, do educando e da comunidade de um modo geral.

Portanto, ao criar novos espaços de formação, o Curso de Letras da ESMAC construiu sua autonomia sem, no entanto, prescindir do substrato ético que permeia suas ações. A solidariedade será outro aspecto de fundamental importância, para que essas ações e esses processos formativos não se revistam de cunho individualista, de competição, nem sirvam de motivo para a dominação de alguns sobre muitos, mas que seja ponto de partida para uma vida coletiva mais equilibrada e mais justa dentro e fora da ESMAC. Em última instância, o que se deseja é a formação de um cidadão honesto, íntegro, responsável, consciente e solidário. Para isso, torna-se necessário dar um significado social à formação acadêmica e profissional do aluno, isto é, formar o cidadão e o profissional competente, capacitado para atuar no competitivo e exigente mercado de trabalho, porém cônscio da dimensão humanística inerente a sua futura atuação como educador.

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras, habilitação Português e Espanhol, licenciatura, ministrado pela ESMAC está alinhado com os objetivos e as metas do Plano Nacional de Educação, no que tange aos seguintes aspectos:

Aumenta a oferta de vagas no ensino superior no Município, contribuindo para elevação das taxas bruta e líquida de matrícula na educação superior, que estão muito distantes da meta preconizada no PNE para 2024;

Amplia a oferta de estágio como parte da formação na educação superior;

Interioriza e diversifica, regionalmente, o sistema superior de ensino, ministrando um curso de grande importância, que visa a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região, promovendo a inclusão social e contribuindo para o fortalecimento da cidadania;

Possibilita a ampliação da participação proporcional de grupos historicamente desfavorecidos na educação superior;

Assegura a necessária flexibilidade e diversidade nos programas de estudos oferecidos pela IES deforma a melhor atender às necessidades diferenciais e às peculiaridades regionais;

Facilita a inclusão na educação superior, através de programas de compensação de deficiências de formação anterior, permitindo-lhes, desta forma, competir em igualdade de condições com os demais estudantes;

Institucionaliza um sistema de avaliação interna e externa, que promove a melhoria da qualidade do ensino, da investigação científica, da extensão e da gestão acadêmica.

MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS – ESPANHOL

1º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Metodologia da Produção Científica 04 hs 80 hs
Tecnologia, Intermídia e Educação 02 hs 02 hs 80 hs
Leitura e Produção Textual 04 hs 80 hs
Leitura e Produção Textual em Língua Espanhola I 04 hs 80 hs
Introdução à Linguística 04 hs 80 hs
Literatura, Cultura e Regionalidade 04 hs 80 hs
SUBTOTAL 22 hs 02 hs 480 hs
Prática Pedagógica I 03 hs 60 hs
TOTAL GERAL
27 hs
2º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Psicologia da Educação 04 80 horas/aula
Filosofia da Educação 02 40 horas/aula
Libras 04 80 horas/aula
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa 01 01 40 horas/aula
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola 01 01 40 horas/aula
Leitura e Produção textual em Língua Espanhola II 04 80 horas/aula
Teoria Literária 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 20 02 440 horas/aula
Prática Pedagógica II 03 60 horas/aula
TOTAL GERAL
25
3º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Didática 04 80 horas/aula
Sociologia da Educação 04 02 80 horas/aula
Etnicidade e Multiculturalismo 02 80 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Portuguesa I 04 80 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Espanhola I 04 80 horas/aula
Eletiva I 02 80 horas/aula
SUBTOTAL 20 02 480 horas/aula
Prática Pedagógica III 03 60 horas
TOTAL GERAL
27
4º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Multimídia e Intermídia 02 02 80 horas/aula
Política Educacional 04 80 horas/aula
Literatura de Língua Espanhola (séculos XII-XVIII) 02 40 horas/aula
Literatura Portuguesa (séculos XII- XVIII) 02 40 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Portuguesa II 04 80 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Espanhola II 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 18 02 400 horas/aula
Prática Pedagógica IV 04 80 horas
TOTAL GERAL
24
5º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Literatura de Língua Espanhola (século XIX) 02 40 horas/aula
Literatura Brasileira (século XVI-XVIII) 02 40 horas/aula
Literatura Portuguesa (século XIX) 02 40 horas/aula
Linguística Textual (português) 04 80 horas/aula
Linguística Textual em Língua Espanhola 04 80 horas/aula
Metodologia do Ens. de Líng. Portuguesa 02 40 horas/aula
Metodologia do Ens. de Língua Espanhola 02 40 horas/aula
SUBTOTAL 18 02 360 horas/aula
Prática Pedagógica V 04 80 horas
TOTAL GERAL
22
6º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Literatura de Língua Espanhola (séculos XX-XXI) 04 80 horas/aula
Literatura Portuguesa (séculos XX-XXI) 04 80 horas/aula
Literatura Brasileira (século XIX) 04 80 horas/aula
Pragmática da Língua espanhola 02 40 horas/aula
SUBTOTAL 14 280 horas/aula
Prática Pedagógica VI 04 80 horas/aula
Estágio Curricular Supervisionado I (Português/Espanhol)  – 200 horas
TOTAL GERAL
18
7º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Literatura Brasileira (séculos XX-XXI) 04 80 horas/aula
Literatura Amazônica 01 01 40 horas/aula
Sociolinguística 01 01 40 horas/aula
Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol 02 40 horas/aula
Orientação de TCC I 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 12 02 280 horas/aula
Prática Pedagógica VII 04 80 horas/aula
Estágio Supervisionado II(Português/Espanhol)  – 200 horas
TOTAL GERAL
18
8º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Eletiva II 02 40 horas/aula
Recursos Tecnológicos no Ensino do Espanhol 04 80 horas/aula
Orientação de TCC II 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 10 200 horas/aula
Prática Pedagógica VIII 04 60 horas/aula
Estágio Curricular Supervisionado III (Português/Espanhol) 400 horas/aula
TOTAL GERAL
14
Disciplinas Optativas
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
CH TOTAL
Oficina de Análise de Materiais Didáticos em Língua Estrangeira 02 40 horas/aula
Análise Literária 02 40 horas/aula
Literatura Infanto-Juvenil 02 40 horas/aula
Linguagem e Argumentação 02 40 horas/aula
Oficina de Didatização de Gêneros Textuais 02 40 horas/aula
Carga Horária Total
Componentes Curriculares CH Hora/Aula CH Hora Relógio
Componentes Curriculares (Obrigatórios + Optativos) 2800 2.333
Estágio Curricular Supervisionado 800
Prática Pedagógica 560
Atividades Complementares 200
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
  3.893

MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS – INGLÊS

1º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Metodologia da Produção Científica 04 hs 80 hs
Tecnologia, Intermídia e Educação 02 hs 02 hs 80 hs
Leitura e Produção Textual 04 hs 80 hs
Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa I 04 hs 80 hs
Introdução à Linguística 04 hs 80 hs
Literatura, Cultura e Regionalidade 04 hs 80 hs
SUBTOTAL 22 hs 02 hs 480 hs
Prática Pedagógica I 03 hs 60 hs
TOTAL GERAL
27 hs
2º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Psicologia da Educação 04 80 horas/aula
Filosofia da Educação 02 40 horas/aula
Libras 04 80 horas/aula
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa 01 01 40 horas/aula
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa 01 01 40 horas/aula
Leitura e Produção textual em Língua Inglesa II 04 80 horas/aula
Teoria Literária 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 20 02 440 horas/aula
Prática Pedagógica II 03 60 horas/aula
TOTAL GERAL
25
3º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Didática 04 80 horas/aula
Sociologia da Educação 04 02 80 horas/aula
Etnicidade e Multiculturalismo 02 40 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Portuguesa I 04 80 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Inglesa I 04 80 horas/aula
Eletiva I 02 40 horas/aula
SUBTOTAL 20 02 400 horas/aula
Prática Pedagógica III 03 60 horas
TOTAL GERAL
23
4º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Multimídia e Intermídia 02 02 80 horas/aula
Política Educacional 04 80 horas/aula
Literatura de Língua Inglesa (séculos XII-XVIII) 02 40 horas/aula
Literatura Portuguesa (séculos XII- XVIII) 02 40 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Portuguesa II 04 80 horas/aula
Morfossintaxe da Língua Inglesa II 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 18 02 400 horas/aula
Prática Pedagógica IV 04 80 horas
TOTAL GERAL
24
5º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Literatura de Língua Inglesa (século XIX) 02 40 horas/aula
Literatura Brasileira (século XVI-XVIII) 02 40 horas/aula
Literatura Portuguesa (século XIX) 02 40 horas/aula
Linguística Textual (português) 04 80 horas/aula
Linguística Textual em Língua Inglesa 04 80 horas/aula
Metodologia do Ens. de Líng. Portuguesa 02 40 horas/aula
Metodologia do Ens. de Língua Inglesa 02 40 horas/aula
SUBTOTAL 18 02 360 horas/aula
Prática Pedagógica V 04 80 horas
TOTAL GERAL
22
6º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Literatura de Língua Inglesa (séculos XX-XXI) 04 80 horas/aula
Literatura Portuguesa (séculos XX-XXI) 04 80 horas/aula
Literatura Brasileira (século XIX) 04 80 horas/aula
Pragmática da Língua Inglesa 02 40 horas/aula
SUBTOTAL 14 280 horas/aula
Prática Pedagógica VI 04 80 horas/aula
Estágio Supervisionado III – Português  – 100 horas
Estágio Supervisionado III – Inglês 100 horas
TOTAL GERAL
18
7º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Literatura Brasileira (séculos XX-XXI) 04 80 horas/aula
Literatura Amazônica 01 01 40 horas/aula
Sociolinguística 01 01 40 horas/aula
Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês 02 40 horas/aula
Orientação de TCC I 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 12 02 280 horas/aula
Prática Pedagógica VII 04 80 horas/aula
Estágio Supervisionado II (Português)  – 100 horas
Estágio Supervisionado II (Inglês) 100 horas
TOTAL GERAL
18
8º Semestre
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
TOTAL
Eletiva II 02 40 horas/aula
Recursos Tecnológicos no Ensino do Inglês 04 80 horas/aula
Orientação de TCC II 04 80 horas/aula
SUBTOTAL 10 200 horas/aula
Prática Pedagógica VIII 04 60 horas/aula
Estágio Curricular Supervisionado III (Português) 200 horas/aula
Estágio Curricular Supervisionado III (Inglês) 200 horas/aula
TOTAL GERAL
14
Disciplinas Optativas
Disciplinas CH Semanal
Teórica
CH Semanal
Prática
CH TOTAL
Oficina de Análise de Materiais Didáticos em Língua Estrangeira 02 40 horas/aula
Análise Literária 02 40 horas/aula
Literatura Infanto-Juvenil 02 40 horas/aula
Linguagem e Argumentação 02 40 horas/aula
Oficina de Didatização de Gêneros Textuais 02 40 horas/aula
Carga Horária Total
Componentes Curriculares CH Hora/Aula CH Hora Relógio
Componentes Curriculares (Obrigatórios + Optativos) 2800 2.333
Estágio Curricular Supervisionado 800
Prática Pedagógica 560
Atividades Complementares 200
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
  3.893

OBJETIVOS DO CURSO

Os objetivos da ESMAC, definidos no Projeto Pedagógico Institucional, visam a traduzir o sentimento dos mantenedores em termos de concepção institucional em seus diferentes aspectos: organização estrutural, atividades acadêmicas e proposta pedagógica. A definição dos cursos considerou as demandas regionais, locais e nacionais bem como a real capacidade de manutenção da IES, tendo em vista sua localização no Município de Ananindeua, na Região Amazônica, no Estado do Pará.

GERAL

Curso de Letras da ESMAC visa a contribuir diretamente para a formação de profissionais capacitados a interagir, por meio do exercício de suas funções, no contexto educacional, social e político em que estiverem inseridos, concorrendo para que a aprendizagem assuma a sua condição de processo contínuo de formação intelectual e humana, responsável pela transformação da realidade social do educador, do educando e da comunidade de um modo geral.

ESPECÍFICOS

Considerando a realidade social como meio e fim do processo educacional, o Projeto visa a quatro objetivos que funcionam como eixos norteadores da formação do profissional da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

O primeiro relaciona conhecimento geral e aquisição de conhecimentos específicos, para que, aprendendo a aprender, o graduando possa vivenciar as matrizes educativas oportunizadas por meio d as experiências vivenciadas no contexto acadêmico e fora dele. É com base neste objetivo que a discussão sobre competência e educação tende a sustentar-se.

O segundo refere-se às habilidades coletivas, resultantes das ações educacionais nos diversos espaços de inserção do graduando.

O terceiro, de abrangência universal, diz respeito à apreciação da interdependência e da alteridade entre culturas, em observância à diversidade de valores, visando a traçar estratégias que se adequem perfeitamente a cada uma das situações.

E, finalmente, o quarto tem como objetivo principal o desenvolvimento da personalidade do educando, para sustentar a autonomia de ações do futuro profissional.

PERFIL PROFISSIONAL

O aluno do Curso de Letras , com habilitação em Português e Espanhol ou com habilitação em Língua Inglesa, licenciatura, da ESMAC deverá aprimorar, em seu percurso acadêmico, os quatro grandes pilares de sustentação de sua futura prática profissional, que são as competências comunicativa, estética, analítico-reflexiva e pedagógica.

Por sua abrangência, as três primeiras não dizem respeito apenas à sua formação como docente, pois são competências que ele também deverá estimular em seus alunos quando estiver atuando no mercado de trabalho.

A quarta é inerente a sua profissão, se bem que não exclusiva dela; sem aprimorá -la, jamais conseguirá ser um professor realmente qualificado.

Para a realização desse objetivo maior, que é o aperfeiçoamento das competências referidas, o Curso de Letras com habilitação em Português e Espanhol da ESMAC deverá fundamentar a formação do professor de Língua Materna e de Língua Espanhola em duas principais dimensões: a humana e a técnico – científica.

A primeira delas está intimamente associada às competências comunicativa, estética e a analítico -reflexiva, a segunda, à competência pedagógica.

DIMENSÃO HUMANA

Entende-se por dimensão humana tudo aquilo que é específico da espécie humana, aqui, entretanto, conceber-se-á tal dimensão como o conjunto de saberes e atitudes que permitem o pleno exercício da cidadania. Em sendo assim, o docente egresso da ESMAC deverá:

Compreender as singularidades humanas daqueles com quem se relaciona, fundamento que permitirá ver-se e ver seus futuros alunos sob uma ótica que transcenda os limites não só da cor, raça, sexo, idade, e nível socioeconômico, mas também aqueles limites culturais, procedentes de uma formação preconceituosa, que dificultam a relação das pessoas com os portadores de necessidades especiais e com os que apresentam comportamento sexual diverso daqueles socialmente aceitos ou já institucionalizados.

Conceber o magistério como profissão de dimensão social;

Possuir uma formação crítico-analítica que lhe proporcione fazer diferentes leituras da realidade vivenciada, situando a si mesmo e aos outros como sujeitos de um processo transformador;

Dar relevo à importância da fruição estética das grandes obras da linguagem e ao domínio da linguagem enquanto instrumento de diálogo e comunicação como componentes básicos do homem integral, sendo, assim, aspectos vitais para a construção da cidadania.

DIMENSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

Entende-se por dimensão técnico -científica o conjunto de saberes que possam proporcionar ao profissional da área de Letras com habilitação em Português e Espanhol e Inglês os instrumentos necessários para bem encaminhar o processo de ensino –aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Para tanto o profissional egresso da ESMAC deverá:

Lidar criticamente com as diferentes linguagens nos contextos oral e escrito, ultrapassando o nível latente do discurso quando necessário.

Interpretar, ler, traduzir e produzir textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, desenvolvendo suas potencialidades linguísticas, culturais e estéticas.

Valorizar a produção científica como aliada da formação continuada, essencial para um estudioso da ciência da linguagem.

Estimular o contato com as grandes obras da literatura, apresentando -as a partir de um conjunto eficiente de linguagem técnica que não desestimule o prazer da leitura.

Relacionar saberes das Ciências Humanas, da Filosofia e das outras Artes com a Literatura e a Linguística para revelar a interatividade existente nos diversos discursos que tecem a compreensão humana do mundo.

Perspectivas / Possibilidades de Inserção Profissional do Egresso

O Licenciado em Letras, habilitação em Português e Espanhol, licenciatura, da ESMAC está habilitado a atuar em escolas públicas ou privadas de ensinos Fundamental e Médio, em escolas de línguas, como professor, planejador, executor e avaliador de ações educacionais. Pode, também, atuar como profissional liberal, ministrando cursos de línguas em empresas industriais e comerciais e em outras instituições. Outros campos de atuação, em que pode atuar como profissional liberal ou contratado, são a redação, edição e revisão de textos. Ao licenciado ainda se apresenta a possibilidade de atuar como assessor, consultor e pesquisador na área de sua formação.

Com domínio eficiente das línguas portuguesa e espanhola, desenvolvendo habilidades linguísticas, culturais e comunicativas em ambas as línguas, este profissional estará apto a realizar diversas tarefas nos campos da editora gráfica (livros, revistas, etc.), palestras, seminários, convenções, relações diplomáticas e comércio exterior. O curso habilita-o, ainda, a exercer funções profissionais alternativas, como trabalhar em cursos particulares de língua e redação, jornais e revistas.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

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