HISTÓRIA

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 323 de 04/07/2006

TITULAÇÃO

Bacharel em História

Mensalidade: 1.075,00

Desconto de 50% para pagamento até o dia 5 : 537,98

SOBRE O CURSO

O curso de Licenciatura em História da Escola Superior Madre Celeste foi implantado em fevereiro do ano de 2003 com autorização do Ministério da Educação através da portaria no. 3870 de 26 de Dezembro de 2002. Seu projeto original e sua estrutura curricular visam também a habilitação em Bacharelado em História. É o segundo curso de História implantado no Pará, e o primeiro ofertado por uma instituição particular no Estado.

Sua duração mínima é de quatro anos e sua grade curricular é atualizada e voltada para a realidade regional, com alguns acréscimos de disciplinas práticas e teóricas e aumento de carga horária total das disciplinas em relação a todos os cursos de história em funcionamento no Estado. Com isso pretende uma melhor preparação de seus alunos para o universo acadêmico e para o mercado de trabalho. As disciplinas obrigatórias procuram garantir uma formação ampla em diversas áreas de atuação profissional visando formar profissionais versáteis, capacitados a trabalhar a história na área de educação básica, a elaborar projetos acadêmicos e de pesquisa, preservação do patrimônio histórico, prestar assessoria a entidades públicas e privadas nos desdobramentos e propostas culturais, acadêmicas, artísticas, turísticas, etc.

SOBRE O QUADRO DOCENTE

Os professores do curso de História da Escola Superior Madre Celeste são habilitados para as disciplinas que lecionam, com títulos de mestrado e doutorado e experiência como professores e pesquisadores de outras instituições de nível superior. Cada um com formação específica em diversas correntes teóricas e historiográficas, garantindo uma qualificação que contemple abordagens de História Social, Cultural, Política e Econômica.

MATRIZ CURRICULAR

1º Semestre
Disciplinas CHR
História Antiga 80
Metodologia da produção e educação 80
Tecnologia, intermidia e educação 80
Leitura e produção textual 80
Antropologia cultural 200
CARGA HORÁRIA TOTAL 520
2º Semestre
Disciplinas CHR
História medieval 80
Filosofia da educação 80
Fund. Historiografia 80
História oral e memória 200
Libras 80
Psicologia da educação 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 600
3º Semestre
Disciplinas CHR
História moderna 80
Sociologia da educação 80
Didática 80
Introdução á ciência política 40
Etnicidade e multiculturismo 160
América pré-colombiana e seu progresso 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 520
4º Semestre
Disciplinas CHR
Multimídia e Intermídia 80
Política educacional 80
Patrimônio Histórico 200
História da Amazônia colonial 80
História do Brasil colônia 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 520
5º Semestre
Disciplinas CHR
História da amazônia – Séculos XIX e XX 80
MET e técnicas de pesquisa em história 80
História do Brasil imperial 80
MET e técnicas de ensino em história 80
Estágio supervisionado I 120
CARGA HORÁRIA TOTAL 440
6º Semestre
Disciplinas CHR
Const de proj em história – Estabelecimento de temática e OB 80
América contemporânea 80
Historiografia contemporânea 80
Estágio CUR supervisionado II 120
História contemporânea I 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 440
7º Semestre
Disciplinas CHR
História do Brasil republicano 80
História da África 80
Trabalho de conclusão curso I 40
Estudos contemporâneos > Pós-Segunda guerra e globalização 80
Estágio curricular supervisionado III 120
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
8º Semestre
Disciplinas CHR
Eletiva I 40
Estágio Curricular supervisionado IV 120
Arqueologia 80
História indígena 80
Trabalho de conclusão curso II 40
Optativa I 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
Complementares
Disciplinas TOTAL
Atividades Complementares 200
CARGA HORÁRIA TOTAL 4040

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de graduação em História da ESMAC visa formar profissionais com habilidades e competências para atender as demandas de ensino e pesquisa, preparando-os como produtores de conhecimentos especializados, fornecendo-lhes o variado instrumental epistemológico e teórico no ofício de historiar.Fomentando a formação de professores/pesquisadores, numa composição tríade (Historiador, Epistemólogo e Hermeneuta) devendo todos os graduados dominar os elementos necessários à compreensão da natureza do conhecimento histórico e ao domínio das práticas essenciais de sua produção. A dupla habilitação (bacharelado e licenciatura) em oito (8) semestres, oferecida pela IES, possibilita atuação tanto no campo da pesquisa quanto no ensino de História e procura responder a demanda da interdisciplinaridade e perspectiva dialógica com outras áreas porosas a atuação do profissional.

Assim, o curso constitui um espaço de experimentação de pesquisas históricas, voltado para a formação dos futuros professores e pesquisadores. Busca desenvolver atividades de ensino e pesquisa que respondam às necessidades atuais da produção de conhecimento histórico, seja em seus aspectos teóricos – como no ato do pensamento crítico sobre o narrar e o fazer a História –, seja na dimensão da aplicação desse conhecimento, intervindo na forma com que sociedade produz, aprende e apreende as diversas visões sobre o passado.

Partindo desse princípio, o curso de História da ESMAC preocupa-se, fundamentalmente, em aprimorar-se constantemente, através de um trabalho contínuo de reflexão acerca de pontos fundamentais para a formação responsável e satisfatória de seus alunos, a saber:

  • Os rumos tomados pela produção historiográfica contemporânea, seja no Brasil, seja em outros países;
  • As possibilidades de inserção do bacharel e do licenciado em História no mercado de trabalho, sempre no sentido de buscar, cada vez mais, novas formas de intervenção consequente na memória social do Estado do Pará;
  • O diálogo dos discentes com as produções de outros campos do conhecimento, condição sinequa non para a eficaz formação e capacitação do futuro profissional de História. Este é um ponto crucial, uma vez que, hoje, cada vez mais, afirma-se como paradigma educacional um ensino interdisciplinar, que exige do profissional aptidões para lidar com conhecimentos que não se restringem mais às antigas fronteiras acadêmicas da história tradicional.
  • A sensibilidade necessária para que o futuro profissional da entenda que a produção da memória e dos discursos históricos não é monopólio de historiadores. É absolutamente necessário que os profissionais em formação entendam que o pensamento é múltiplo e que sua produção ocorre o tempo todo, nos mais diversos espaços e grupos sociais. Ao reconhecer esta multiplicidade, o historiador não deve reivindicar para si o status de “juiz” do tempo, mas compreender-se como alguém cujo dever é o de identificar os processos de formação da memória social, bem como o de contribuir para que a sociedade faça bom uso dessa memória, corrigindo injustiças, falsificações e abusos que fixam visões do passado completamente danosas ao presente.

PERFIL PROFISSIONAL

O curso de História da ESMAC procura formar profissionais com senso crítico e capacidade para pensar e intervir na história ensinada nos diferentes níveis de escolaridade. Unindo as habilidades da pesquisa e do ensino, procuramos tornar os nossos alunos seres humanos melhores do que quando ingressaram na graduação em História. Acreditamos que nosso aluno não deve ser mero reprodutor de ideologias, mas criador de conhecimentos, a partir da efetivação de ações e de pesquisas que ajudem a compreender a sociedade da qual fazem parte.

Alguns dos campos de atuação para os graduados em nosso curso são:

Ensino

Pesquisas históricas acadêmicas

Atividades relacionadas ao patrimônio cultural

Produção de projetos, políticas e atividades ligadas à memória histórica

Preparação e intervenção de projetos de Turismo

Venha fazer História na ESMAC! Nossos professores, mestres e doutores, estão prontos para lhe proporcionar uma formação profissional que fará a diferença na sua vida! O ano de 2017 poderá significar um início de mudança positiva em sua vida e nós queremos fazer parte disso!

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Harley Farias Dolzane
    Harley Farias Dolzane Doutora em Letras
  • Ronaldo
    Ronaldo Especialista em Letras e Artes
  • Maria
    Maria Bacharel em Ciência da Computação
  • Nilton
    Nilton Doutor em Engenharia Civil

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar