GASTRONOMIA

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 268 de 27/03/2015

TITULAÇÃO

Tecnólogo em Gastronomia

Mensalidade: 918,00

Desconto de 15% para pagamento até o dia 5 : 780,30

SOBRE O CURSO

O curso forma o profissional para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária e para atuar nas diferentes áreas e serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais.
As disciplinas oferecidas permitem conhecer a história dos alimentos, a cultura dos diversos países e a ciência dos ingredientes. Também habilita a executar desde a preparação de pratos simples até os de alta gastronomia, além de conhecer os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápio de restaurantes de cozinha nacional e internacional, hotéis, lanchonetes, bufês, empresas e hospitais.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para profissionais da área de Gastronomia está aquecido e em expansão, principalmente no setor hoteleiro. A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa.

Em cidades turísticas e polos industriais existe grande procura por profissionais de Gastronomia. Porém, seu campo de atuação tem crescido bastante por todas as regiões do País, principalmente em negócios ligados à alta Gastronomia ou no segmento de entregas em domicílio.

Devido à ampla formação, quem faz faculdade de Gastronomia pode atuar em diversas áreas. Conheça algumas delas e as principais atividades que este profissional desempenha em cada uma delas:

  • Chef de Cozinha– planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc.  Coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.

  • Personal Chef – exerce as mesmas funções do chef de cozinha, só que neste caso atua em residências particulares.

  • Segurança Alimentar – atua como vigilante e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.

  • Indústria Alimentícia – desenvolve novas receitas e testa os produtos criados pela indústria.

  • Gestão – administra restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros. Gerencia todo o funcionamento destes estabelecimentos, contrata e treina profissionais, seleciona fornecedores, gerencia o estoque e as finanças da empresa.

  • Consultoria– presta consultoria para empresas do ramo alimentício. O objetivo é propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.

Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.

MATRIZ CURRICULAR

A estrutura curricular do Curso de Direito atende às exigências legais vigentes, relativamente às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Direito e à carga horária, possibilitando a formação adequada ao desenvolvimento do perfil profissiográfico. Busca-se continuamente, integrar a proposta pedagógica com a organização curricular, considerando, sobretudo, as realidades sociais e regionais.
O Curso oferecido em regime semestral seriado, é desenvolvido em 10 semestres, com prazo máximo de integralização em 16 semestres, possuindo Carga Horária (CH) Total das Disciplinas 3.920 horas/aulas, equivalente a 3.267 (em hora/relógio).

 

Estágio Supervisionado (Prática Jurídica) de 400 horas/a. Atividades Complementares de 216 h, tendo como carga Total Geral do Curso 4.536 hs/a, equivalente a 3.780 em hora/relógio. O número de vagas autorizadas é de 200 vagas anuais, e atualmente possui 1020 alunos regularmente matriculados.

1º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Introdução à Biomedicina 20 20
Anatomia Humana 20 40 60
Biologia Celular 20 10 30
Bioquímica e Biofísica 30 40 70
Química Geral e Analítica 20 20 40
Biossegurança e  Instrumentação Básica de Laboratório 10 10 20
CARGA HORÁRIA TOTAL 120 120 240
2º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Matemática Financeira 2 60 20 80
Economia 80 80
Introdução ao Direito 80 80
Teoria Geral da Administração 2 80 80
Sociologia 80 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 380 20 400
3º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Filosofia e Ética Organizacional 80 80
Psicologia Organizacional 80 80
Administração da Produção 1 60 20 80
Estatística 40 40 80
Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos 80 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 340 60 400
4º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Gestão Com Pessoas 80 80
Marketing de Negócios 60 20 80
Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária 80 80
Análises das Demonstrações Financeiras 60 20 80
Administração da Produção 2 60 20 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 340 60 400
5º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Gestão de Processos e Modelagem Organizacional 80 80
Economia Estratégica e Competitividade 60 20 80
Logística 1 80 80
Gestão do Conhecimento e de Competências 80 80
Administração Financeira e Orçamentária 60 20 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 360 40 400
6º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Marketing de Serviços 80 80
Fundamentos do Empreendedorismo 80 80
Gestão de Negócios Amazônicos – Politicas de Desenv. Regional 60 20 80
Gestão de Sistemas de Informação e Negócios na Internet 80 80
Gestão de Custos e Formação de Preços 20 20 40
Logística 2 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 360 40 400
7º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Elaboração de Projetos Empresariais 60 20 80
Planejamento Estratégico 60 20 80
Trabalho de Conclusão de Curso 1 20 20 40
Disciplina Optativa 1 40 40
Gestão de Organizações Públicas e Sociais 80 80
Temas Emergentes em Administração 40 40
Estágio Curricular Supervisionado em Administração I 40 110 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 340 170 510
8º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Trabalho de Conclusão de Curso 2 20 20 40
Planejamento Tributário 40 40
Jogos de Empresas 40 40 80
Comércio Internacional 80 80
Disciplina Optativa 2 40 40
Administração e Meio Ambiente 40 40
Estágio Curricular Supervisionado em Administração I 40 110 150
CARGA HORÁRIA TOTAL 300 170 470
Carga Horária Total
Disciplinas TOTAL
Conteúdos Curriculares de Natureza Científica e Cultural 3080
Conteúdos Optativos (já incluso nos conteúdos curriculares)
Estágio Supervisionado 300
Atividades Acadêmicas, Científicas e Cultural – Atividades Complementares (+ 60h) 220
CARGA HORÁRIA TOTAL 3600

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Graduação em Direito da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis em Direito qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, postura reflexiva, visão crítica, e capacidade e aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.

 

Além da formação jurídica mais típica no âmbito dos estudos de graduação, a Escola Superior Madre Celeste propõe uma ênfase direcionada ao estudo da reconfiguração das relações entre Estado, mercado e sociedade, tendo como objetivo fornecer aos futuros bacharéis em Direito, os elementos necessários para a compreensão e a atuação efetiva nas demandas do Terceiro Setor.

EXTENSÃO

De acordo com o artigo 2º do seu Regimento Interno, a ESMAC, como instituição educacional, destina-se, também, à promoção da extensão em nível superior, por intermédio de diversas ações junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação de extensão é realizada por intermédio de 03 (três) projetos, os quais produzem um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado pela IES. São eles:

Projeto Objetivo Publico Alvo
“Combate ao Bulling nas Escolas”

Coordenador: Professor Mestre ALMYR CARLOS DE MORAES FAVACHO

Contribuir através de ação multidisciplinares para a diminuição de práticas agressivas no âmbito escolar e na comunidade Profissionais e acadêmicos das áreas de pedagogia, educação física, psicologia, serviço social, direito, bem como Conselheiros Tutelares, pais e responsáveis e alunos de escolas públicas e privadas do Município de Ananindeua.
“Direito, Cinema e Literatura”Objetivo: Contribuir através de ação multidisciplinares para a diminuição de práticas agressivas no âmbito escolar e na comunidade

Coordenador: Professor Dr LUIZ OTAVIO PEREIRA

Contribuir para a compreensão dos direitos através do cinema e da literatura. Estudantes de graduação em direito e comunidade em geral.
“Direitos Básicos do Consumidor na Melhor Idade”

Coordenador: Professor Esp ELIZEU DE PAULA GUIMARÃES JUNIOR

Instruir os consumidores da melhor idade sobre os direitos básicos do consumidor. Participantes do Projeto Ideas

PERFIL PROFISSIONAL

O perfil desejado para o formando do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior Madre Celeste repousa em uma sólida formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, e adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídico-sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomenta a capacidade e aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.

 

O bacharel em Direito a ser formado pela Escola Superior Madre Celeste deve estar consciente de que, além do competente exercício da profissão jurídica que escolher, possui um compromisso sócio-político com o aperfeiçoamento das instituições jurídicas e um dever ético decorrente do exercício de sua função pública.

 

Para que o egresso alcance este perfil, o Curso de Graduação em Direito da Escola Superior Madre Celeste, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 09/2004, proporciona condições para que seus alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas.

Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito.

Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito.

Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos.

Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica.

Interpretação e aplicação do Direito, considerando a compreensão adequada dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Harley Farias Dolzane
    Harley Farias Dolzane Doutora em Letras
  • Ronaldo
    Ronaldo Especialista em Letras e Artes
  • Maria
    Maria Bacharel em Ciência da Computação
  • Nilton
    Nilton Doutor em Engenharia Civil

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar