CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 3873 de 26/12/2002

TITULAÇÃO

Bacharel em Ciências Contábeis

Mensalidade: 1.075,00

Desconto de 40% para pagamento até o dia 5 : 645,57

SOBRE O CURSO

O Curso de Ciências Contábeis da Escola Superior Madre Celeste constitui lugar dedicado a promover o avanço do ser, do saber ser e do saber fazer. Objetiva a formação de profissionais capazes de compreender questões científicas, metodológicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional dos diferentes modelos de organizações, assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e de mensurações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com plena utilização de inovações tecnológicas, promovendo o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região amazônica e em especial do Município de Ananindeua na qual se encontra inserida a Escola Superior Madre Celeste.

Essa concepção implica e impõe uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão nos mais variados campos, formando cidadãos aptos a exercerem suas atividades, formando um contador crítico, articulador e que atue no campo profissional com segurança e competência.

MATRIZ CURRICULAR

A formação do contador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

1º Semestre
Componentes Curriculares CH
Comunicação e Expressão Empresarial 80
Contabilidade Básica 80
Metodologia da Pesq. e do Trab. Cient. 80
Teorias da Administração 80
Matemática Financeira 1 80
TOTAL 400
2º Semestre
Componentes Curriculares CH
Matemática Financeira 2 80
Economia 80
Introdução ao Direito 80
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos 80
Direito Comercial e Societário 80
TOTAL 400
3º Semestre
Componentes Curriculares CH
Estatística 80
Psicologia Organizacional 80
Teoria da Contabilidade 80
Contabilidade Intermediária 80
Contabilidade de Custo 80
TOTAL 400
4º Semestre
Componentes Curriculares CH
Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária. 80
Análise de Custos 80
Direito Tributário 80
Contabilidade Comercial 80
Métodos Quantitativos Aplicados a Contabilidade 40
Marketing Contábil 40
TOTAL 400
5º Semestre
Componentes Curriculares CH
Planejamento Financeiro e Orçamentário 80
Auditoria 80
Contabilidade Gerencial 80
Contabilidade Avançada 80
Gestão Financeira 80
TOTAL 400
6º Semestre
Componentes Curriculares CH
Fundamentos do Empreendedorismo 80
Análise das Demonstrações Contábeis 80
Perícia Contábil 80
Controladoria 80
Informática Aplicada à Contabilidade 80
TOTAL 400
7º Semestre
Componentes Curriculares CH
Trabalho de Conclusão de Curso 1 40
Disciplina Optativa 1 40
Controle Estratégico de Gestão 80
Contabilidade Agropecuária 80
Auditoria de Sistemas 80
Contabilidade Pública 40
Estágio Supervisionado 1 150
TOTAL 510
8º Semestre
Componentes Curriculares CH
Trabalho de Conclusão de Curso 2 40
Disciplina Optativa 2 40
Contabilidade Internacional 40
Contabilidade Social 80
Tópicos Contemporâneos em Contabilidade 80
Sistemas de Informações Contábeis 40
Estágio Supervisionado 2 150
TOTAL 470
Carga Horária Total
Disciplinas TOTAL
Carga horária total das Disciplinas 3080
Carga horária total do Estágio Supervisionado 300
Carga horária total das Atividades Complementares 300
Carga horária total do curso 220
CARGA HORÁRIA TOTAL 3600

OBJETIVOS DO CURSO

A formação do contador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

GERAL
O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral graduar profissionais competentes e comprometidos com a sociedade para o qual disponibilizam seus serviços contábeis, norteados pela consciência lícita e crítica face à construção e à reconstrução da prática profissional em conformidade com as constantes mudanças sócio-políticas e econômicas, obedecendo às normas estabelecidas pelo Novo Código Civil, de acordo com o enfoque em Empreendedorismo e Controladoria, que são o supedâneo do gerenciamento das informações para tomadas de decisão, com vista à formação cidadã.
ESPECÍFICOS
  1. Viabilizar conhecimentos teórico-práticos dos diversos ramos da profissão contábil, a fim de assegurar a atuação do Contador em qualquer das áreas do exercício profissional;
  2. Propiciar formação humanística como garantia da construção da consciência social e ética tornando-se possível a formação de uma nova mentalidade profissional que ultrapasse a relação capital x trabalho;
  3. Proporcionar visão estratégica de mercado a partir da administração dos sistemas de informações contábeis, capacitando o aluno a interpretar, a analisar e a promover informações gerenciais eficazes à tomada de decisão;
  4. Promover a interpretação e o comprometimento profissional em todo processo de formação acadêmica que viabiliza a continuidade do elo: aluno, instituição de ensino, ação profissional e sociedade;
  5. Estimular a participação do aluno na construção do conhecimento contábil tomando por referencial não apenas o conhecimento teórico adquirido, mas a capacidade de administrar as peças contábeis;
  6. Oferecer informações que permitam ao aluno fazer relação entre o conhecimento adquirido em sala de aula e o exercício profissional, alicerçado numa ação pró-ativa;
  7. Promover o desenvolvimento de ações que estimulem a Responsabilidade Social.

PERFIL PROFISSIONAL

As escolas de ensino superior são espaços de produção e difusão do conhecimento ao mesmo tempo em que constituem o caminho para a atuação no mercado nas mais diversas especialidades da atuação contábil referencial, e que norteia a formação de profissionais empreendedores, críticos, éticos e substancialmente competentes para atuar no mercado globalizado, cuja ênfase direciona-se à aplicação analítica da informação contábil da administração do sistema de planejamento e controle.

O perfil do profissional que se propõe formar deve apresentar visão além do domínio da estratégia de negócios. Deverá identificar os reflexos do mercado mundial sobre a região com a qual se compromete a prestar serviços contábeis. Desta forma, o cidadão formado no curso de Ciências Contábeis deverá ser capaz de:

Atuar no mercado globalizado, cuja ênfase direciona-se à aplicação analítica da informação contábil na administração do sistema de planejamento e controle;

Utilizar as ferramentas dos processos contábeis para aumentar a eficiência do sistema gerencial e de auditoria, tendo em vista as exigências do mercado e as relações sócio-econômicas;

Atuar no desenvolvimento e na implementação de políticas de planejamento de gestão utilizando as técnicas contábeis , assim como implementar atividades específicas da prática contábil de acordo com a Organização Mundial do Comércio, numa visão sistêmica e holística da atividade contábil;

Implementar programas de auditoria, elaborando relatórios que possam contribuir para o melhor desempenho das empresas;

Prestar serviços de consultoria nos diversos setores do mercado e nas demais áreas relativas à profissão;

Entender a Educação Continuada como instrumento fundamental para a atualização profissional, acompanhando a evolução das legislações, bem como, dos recursos tecnológicos para promover a otimização dos sistemas contábeis.

Nessa perspectiva, credibilizam-se às diretrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior, que identificam a competência profissional com o domínio do conhecimento, habilidades, atitude e motivação em conformidade com a dinâmica mundial, na visão sistêmica dentro da Legislação Contábil, desenvolvendo ações que permitam a construção de valores orientados para a cidadania.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Adriana Maia
    Adriana Maia Especialista em Docência do ensino superior e Direito do Trabalho Mestranda em Direito
  • Aldecy Moraes
    Aldecy Moraes Mestre em Administração
  • Amarildo Matos
    Amarildo Matos Mestre em Direito
  • Claudia Galvão
    Claudia Galvão Mestre em Matemática
  • Danillo Rios
    Danillo Rios Especialista em Pericia e Controladoria
  • Edney Monteiro
    Edney Monteiro Mestre em Economia
  • Elaine Gaspar
    Elaine Gaspar Mestre em Matemática
  • Gilvandro Souza
    Gilvandro Souza Mestre em Psicologia
  • João de Oliveira
    João de Oliveira Especialista em Auditoria
  • Marcela Pianchão
    Marcela Pianchão Mestre em Gestão
  • Márcia Campelo
    Márcia Campelo Especialista em Docência do ensino superior e Pericia e Controladoria
  • Mário Pinheiro
    Mário Pinheiro Mestre em Desenvolvimento Regional
  • Paulo Pacheco
    Paulo Pacheco Mestre em Psicologia
  • Renata Novaes
    Renata Novaes Mestre em Planejamento
  • Renato Cortez
    Renato Cortez Especialista em Marketing Mestrando em Gestão
  • Rita de Jesus
    Rita de Jesus Especialista em Comércio Exterior Mestranda em Gestão
  • Sônia Garcia
    Sônia Garcia Especialista em Comunicação Mestranda em Letras
  • Zultoney Velasco
    Zultoney Velasco Mestre em Administração e Doutorando em Adminsitração

COORDENADOR – Mário Pinheiro

Coordenador dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Matemática da ESMAC.

Coordenador dos Cursos de MBA em Gestão Empresarial e Gestão Financeira

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar