ADMINISTRAÇÃO

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 778 de 10/06/2009

TITULAÇÃO

Bacharel em Administração

Mensalidade: 1.075,00

Desconto de 40% para pagamento até o dia 5 : 645,57

SOBRE O CURSO

O Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste constitui lugar dedicado a promover o avanço do ser, do saber ser e do saber fazer. Objetiva a formação de profissionais capazes de gerenciar as transformações que mudem a fisionomia dos negócios, acelerem a produtividade, promovam o desenvolvimento globalizado, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da sociedade de forma geral da região amazônica e em especial do Município de Ananindeua na qual se encontra inserida a Escola Superior Madre Celeste.

 

Essa concepção implica e impõe uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão nos mais variados campos, formando cidadãos aptos a exercerem suas atividades, formando um administrador crítico, articulador e que atue no campo profissional com segurança e competência.

MATRIZ CURRICULAR

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

1º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Comunicação e Expressão Empresarial 60 20 80
Contabilidade Geral 40 40 80
Metodologia da Pesq. e do Trab. Científico 60 20 80
Teoria Geral da Administração 1 80 80
Matemática Financeira 1 60 20 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 300 100 400
2º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Matemática Financeira 2 80 80
Economia 80 80
Introdução ao Direito 80 80
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos 80 80
Teoria Geral da Administração 2 80 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400 400
3º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Estatística 80 80
Psicologia Organizacional 80 80
Filosofia e Ética Organizacional 80 80
Administração da Produção 1 80 80
Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos 80 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400 400
4º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária. 80 80
Gestão de Pessoas 80 80
Marketing de Negócios 80 80
Análises das Demonstrações Financeiras 80 80
Administração da Produção 2 80 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400 400
5º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Planejamento Financeiro e Orçamentário 80 80
Gestão de Processos e Modelagem Organizacional 80 80
Economia Estratégica e Competitividade 80 80
Logística 1 80 80
Gestão do Conhecimento e de Competências 80 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400 400
6º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Fundamentos do Empreendedorismo 80 80
Marketing de Serviços 80 80
Gestão de Negócios Amazônicos – Politicas de Desenv. Regional 80 80
Gestão de Sistemas de Informação e Negócios na Internet 80 80
Gestão de Custos e Formação de Preços 80 80
Logística 2 80 80
CARGA HORÁRIA TOTAL 400 400
7º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Trabalho de Conclusão de Curso 1 40 40
Disciplina Optativa 1 40 40
Elaboração de Projetos Empresariais 80 80
Planejamento Estratégico 80 80
Gestão de Organizações Públicas e Sociais 80 80
Temas Emergentes em Administração 40 40
Estágio Curricular Supervisionado em Administração I 150 150
CARGA HORÁRIA TOTAL 510 510
8º Semestre
Disciplinas Teórica Prática TOTAL
Trabalho de Conclusão de Curso 2 40 40
Disciplina Optativa 2 40 40
Planejamento Tributário 40 40
Jogos de Empresas 80 80
Comércio Internacional 80 80
Administração e Meio Ambiente 40 40
Estágio Curricular Supervisionado em Administração I 150 150
CARGA HORÁRIA TOTAL 470 470
Carga Horária Total
Disciplinas TOTAL
Conteúdos Curriculares de Natureza Científica e Cultural 3080
Conteúdos Optativos (já incluso nos conteúdos curriculares)
Estágio Supervisionado 300
Atividades Acadêmicas, Científicas e Cultural – Atividades Complementares (+ 60h) 220
CARGA HORÁRIA TOTAL 3600

OBJETIVOS DO CURSO

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

GERAL
O Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.
ESPECÍFICOS
  • a) Propiciar a formação cultural e profissional do discente, favorecendo a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
  • b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da Administração na sociedade;
  • c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se inserem as organizações brasileiras;
  • d) Preparar profissionais para a administração de organizações à luz da prática empreendedora;
  • e) Suscitar interesses e difundir métodos para o estudo e investigação de melhoria de práticas organizacionais;
  • f) Capacitar gestores para a compreensão das múltiplas funções das organizações;
  • g) Discutir a relação entre o mundo empresarial e as funções sociais do trabalho como prática necessária para o auto-desenvolvimento e da cidadania;
  • h) Formar profissionais da Administração que possam atuar para o crescimento dos diversos setores, sejam públicos privados ou do terceiro setor, contribuindo assim a a diminuição da desigualdade sócio- econômica e cultural do Município, Estado e País;
  • i) Propiciar um ambiente adequado e permanente para a troca de experiência e desenvolvimento de propostas inovadoras;
  • j) Preparar gestores analíticos, da realidade, para criar, liderar, tomar decisão, negociar, criticar, pesquisar e promover mudanças necessárias para o sucesso das organizações;
  • k) Superar a dicotomia Teoria X Prática, estimulando os discentes a aplicar seus conhecimentos nas organizações e oferecendo atividades de estágios supervisionados, projetos experimentais como forma de solidificar esta integração;
  • l) Proporcionar uma formação humanista, buscando o resgate da ética nas relações pessoais e profissionais enfatizando o respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente, valorizando a qualidade de vida no trabalho e da comunidade.

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional egresso do Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste deverá apresentar as seguintes competências ao final de sua formação, a saber: cognitivas, analítica, comportamental, e de ação:

Desenvolver a habilidade cognitiva significa ser informado e aprender sobre administração a partir do acúmulo de estoque de conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais.

Desenvolver habilidades analíticas é aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para reordená-los na busca de novas soluções. Aprender a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas.

Desenvolver habilidades comportamentais significa adquirir novas maneiras de inserção humanas, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Desenvolver novas formas de comunicação, de interagir em pequenos e grandes grupos, de exercer ou lidar com o poder e a autoridade.

Desenvolver habilidade de ação denota a capacidade de interferir intencionalmente na realidade, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto em que se atua, além do comprometimento com a missão sócio- econômica da empresa em que se atua.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Adriana Maia
    Adriana Maia Especialista em Docência do ensino superior e Direito do Trabalho Mestranda em Direito
  • Aldecy Moraes
    Aldecy Moraes Mestre em Administração
  • Amarildo Matos
    Amarildo Matos Mestre em Direito
  • Claudia Galvão
    Claudia Galvão Mestre em Matemática
  • Danillo Rios
    Danillo Rios Especialista em Pericia e Controladoria
  • Edney Monteiro
    Edney Monteiro Mestre em Economia
  • Elaine Gaspar
    Elaine Gaspar Mestre em Matemática
  • João de Oliveira
    João de Oliveira Especialista em Auditoria
  • Gilvandro Souza
    Gilvandro Souza Mestre em Psicologia
  • Márcia Campelo
    Márcia Campelo Especialista em Docência do ensino superior e Pericia e Controladoria
  • Marcela Pianchão
    Marcela Pianchão Mestre em Gestão
  • Mário Pinheiro
    Mário Pinheiro Mestre em Desenvolvimento Regional
  • Elaine Gaspar
    Elaine Gaspar Mestre em Matemática
  • Paulo Pacheco
    Paulo Pacheco Mestre em Psicologia
  • Renata Novaes
    Renata Novaes Mestre em Planejamento
  • Renato Cortez
    Renato Cortez Especialista em Marketing Mestrando em Gestão
  • Rita de Jesus
    Rita de Jesus Especialista em Comércio Exterior Mestranda em Gestão
  • Sônia Garcia
    Sônia Garcia Letras e Artes
  • Zultoney Velasco
    Zultoney Velasco Mestre em Administração e Doutorando em Adminsitração

COORDENADOR – Mário Pinheiro

Coordenador dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Matemática da ESMAC.

Coordenador dos Cursos de MBA em Gestão Empresarial e Gestão Financeira

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